quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dicas de Reforços: Conheça alguns jogadores argentinos que podem servir como reforços à clubes brasileiros

A janela de transferência está aberta para o futebol mundial onde muitos jogadores trocam de clubes, renovam contratos, enfim, buscam por novos ares. Com a pausa para a Copa das Confederações, os clubes do futebol brasileiro estão procurando por reforços para a seqüência da disputa do campeonato nacional. Por aqui, a maioria das equipes passam por um bom momento financeiro, além da Copa do Mundo de 2014 ser um fator positivo a mais para atrair grandes jogadores.

Alguns jogadores de expressão do futebol mundial estão atuando no Brasil, nomes como os de Seedorf, Ronaldinho Gaúcho, Forlán, Deco, Fred, Alexandre Pato, Zé Roberto, Elano, Renato Augusto são exemplos. Uma opção dos clubes brasileiros é a busca por jogadores argentinos, seja os que atuam no próprio país ou os que estão espalhados pelos diversos campeonatos da América do Sul.

O Santos levou o meia argentino Walter Montillo que atuava no Cruzeiro. Outra equipe paulista a contratar recentemente um jogador argentino foi o São Paulo, que acertou com o experiente lateral esquerdo Clemente Rodríguez, ex-Boca Juniors. O Fluminense contratou por empréstimo de um ano, o também argentino, Luciano Monzón do Lyon (FRA). O centro-avante Barcos, que converteu 27 gols pelo Palmeiras em 2012, foi contratado pelo Grêmio para a disputa da Copa Libertadores e do Brasileirão. Os também argentinos Maxi Biancucchi e Damián Escudero chegaram no Vitória e estão se tornando ídolos da torcida rubro-negra. No Inter, D'alessandro é o principal jogador do meio de campo colorado. E a lista de jogadores argentinos que atuam no futebol brasileiro pode aumentar. O lateral Adrián Martínez e o meia Diego Morales estão próximos do acerto com Flamengo e Náutico, respectivamente.

Montillo (Santos), Monzón (Fluminense), Barcos (Grêmio), D'alessandro (Inter). Imagem editada por Michel Corbacho

Entretanto ainda tem alguns clubes brasileiros que estão com dificuldades de contratação, seja por falta de opções, por disputas do mercado, ou por alguns ajustes financeiros. Enquanto isso, abaixo, veremos uma lista de bons jogadores argentinos que poderiam despertar interesse em algumas equipes brasileiras. São jogadores recomendáveis, após uma extensa análise e conhecimento de suas atuações por seus respectivos clubes. Além disto, existem nessa lista jogadores de diversas posições, idades, custos e alguns com  facilidade de negociação.

Goleiros: De Oliveira, goleiro reserva do Racing, pede passagem para atuar como titular em alguma equipe, buscando um lugar em que possa ser protagonista. Seria uma boa contratação para aqueles clubes que necessitam de um goleiro de confiança, além de ser uma negociação fácil, pela vontade da saída e pouca utilização do atleta na equipe da academia. Outro goleiro que seria uma excelente contratação para as equipes brasileiras é o Agustin Marchesín, considerado um dos melhores da posição na Argentina neste momento, Marchesín pertence ao Lanús e foi o goleiro menos vazado no Torneio Final de 2013. Esta não seria uma negociação barata, porém o investimento é válido pelas qualidades e a pouca idade do atleta. O reserva do Lanús também é um excelente goleiro. Esteban Andrada é uma promessa do futebol argentino para a posição, sempre convocado para as seleções de base e já especulado com um suposto interesse do Barcelona. Oscar Ustari é um goleiro com uma certa experiência no futebol internacional. Iniciou sua carreira no Independiente, passou pelo Getafe da Espanha, e atualmente, é goleiro reserva do Boca Juniors. Ustari acumula diversas convocações para a Seleção da Argentina desde as divisões de base. Participou de competições como Sul-Americano, Mundial Sub-20, Jogos Olímpicos e até Copa do Mundo com a camisa da albiceleste. Seria uma contratação espetacular para os clubes brasileiros.
Outros jogadores da posição aconselhados para contratação: Gerónimo Rulli (Estudiantes de La Plata), Javier García (Tigre), Cristian Campestrini (Arsenal), Adrián Gabbarini (Independiente).

Marchesín (Lanús), Ustari (Boca Jrs), Andrada (Lanús). Imagem editada por Michel Corbacho


Laterais:
Esta é uma das posições mais carentes não apenas no futebol Sul-Americano, mas também no futebol mundial. Na Argentina não é diferente, são poucos os laterais com grande destaques. A maioria das equipes estão buscando renovação proviniente de suas divisões de base para o setor. Jovens como Gino Peruzzi do Vélez Sarsfield, Maximiliano Caire do Colón e Leandro Marín do Boca Juniors são alguns dos laterais direitos que podemos destacar na Argentina. Especula-se que a Inter de Milão está interessada no futebol de Peruzzi, constantemente convocado por Alejandro Sabella para a seleção. Gabriel Mercado do River Plate, Iván Pillud do Racing e Marcos Angeleri do Estudiantes são outros laterais que atuam pela direita que poderiam ser úteis aos clubes brasileiros. Os dois últimos seriam de fáceis negociações. Enquanto isto, pelo lado esquerdo o destaque do futebol argentino na última temporada foi o Emmanuel Mas, jogador do modesto San Martin de San Juan, recentemente rebaixado para a segunda divisão local, o que facilitaria uma negociação.
Outros nomes recomendados para a posição: Emiliano Papa e Gaston Díaz (Vélez Sarsfield) e Hugo Nervo (Arsenal).

Peruzzi (Vélez), Caire (Colón), Emmanuel Mas (San Martin), Angeleri (Estudiantes). Imagem editada por Michel Corbacho


Zagueiros: A cada ano os clubes argentinos estão revelando bons zagueiros para o futebol, além de alguns experientes que estão retornando ao futebol local para o término de suas carreiras. Alguns defensores como Lisandro Lopez do Arsenal, pretendido pelo Benfica (POR), Santiago Vergini e Gabriel Heinze, ambos do Newell's Old Boys, Guillermo Burdisso e Lisandro Magallán, ambos do Boca Juniors, Germán Pezzella e González Pírez, ambos do River Plate, Julián Velasquez e Leonel Galeano, ambos do Independiente, além de Lucas Orbán do Tigre, são os jovens zagueiros que destacam-se ou são promessas no futebol argentino.
Outros bons zagueiros que poderiam reforçar as equipes brasileiras: Matías Cahais (Racing), Mauro Cetto (San Lorenzo), Matías Caruzzo (Boca Juniors), Leonardo Sigali (Godoy Cruz), Paolo Goltz (Lanús), Jonathan Bottinelli (River Plate), além de José Basanta (Monterrey-MEX) sempre convocado por Sabella para a seleção.

Lisandro Lopez (Arsenal/Benfica), Vergini (Newell's), Burdisso (Boca Jrs), Basanta (Monterrey-MEX). Imagem editada por Michel Corbacho


Volantes: Esta é outra posição que vem em uma crescente no futebol argentino. Os clubes do país seguem revelando bons nomes, além de alguns que estão retornando da Europa para atuar na Argentina. Ezequiel Cirigliano, jovem volante do River Plate, é um dos nomes que os torcedores argentinos depositam esperanças. Conhecido como o 'segundo Mascherano' ou 'el nuevo jefito' (o novo chefito, apelido de Mascherano), Cirigliano já chama atenção de clubes da Europa como o Manchester United. Esta não seria uma negociação fácil para as equipes brasileiras, porém, há outros nomes que se destacam para a posição no futebol argentino. Outro volante que segue se destacando no River é o experiente Leonardo Ponzio. Cristian Erbes do Boca Juniors, Bruno Zuculini do Racing, Diego Mateo do Newell's Old Boys, Fernando Godoy do Independiente, Enzo Kalisnki do San Lorenzo, Francisco Cerro e Franco Razzotti, ambos do Vélez Sarsfield, também seriam boas contratações para os clubes brasileiros. Outro volante do Vélez Sarsfield e titular da Seleção Argentina, Fernando Gago, está prestes a regressar ao Valencia (ESP), e será novamente emprestado, desta vez ao Boca Juniors, clube pelo qual o volante foi revelado e sonha em retornar. Recordo que estes são jogadores que podem atuar como primeiro ou segundo volante em uma equipe.
Outros volantes argentinos recomendados: Matias Sanchez (Columbus Crew-USA), Oscar Ahumada (All Boys), Hernán Bernardello (Colón), Diego González (Lanús) e Rodrigo Braña (Estudiantes LP).

Cirigliano (River), Erbes (Boca Jrs), Zuculini (Racing), Mateo (Newell's). Imagem editada por Michel Corbacho


Meio-Campistas: A Argentina é uma das melhores escolas produtoras de jogadores que atuam no meio de campo. A tradição é aquele atleta baixinho, com muita velocidade, habilidoso, que até hoje podemos encontrar no futebol argentino. Também com a evolução do futebol taticamente, outros meias de estilos diferentes aparecem no país. Leonel Vangioni do River Plate, Sanchéz Miño, 'Pol' Fernández e Walter Erviti do Boca Juniors, Lucas Romero, Iván Bella e Agustin Allione do Vélez Sarsfield, Júlio Buffarini e Ignacio Piatti do San Lorenzo, Pablo Pérez do Newell's Old Boys e Guido Pizarro do Lanús são meias que tem um bom poder ofensivo e também ajudam na marcação. Outros meias mais de criação, com mais liberdade para chegar ao ataque, podemos citar Leandro Paredes do Boca Juniors, Alan Ruíz do San Lorenzo, Lucas Mugni do Colón, Manuel Lanzini do River Plate que já teve passagem pelo Fluminense, Miguel Caneo do Quilmes, além de Ricardo Centurión do Racing, uma das grandes promessas do futebol argentino, se não, o melhor meia do país na atualidade ao lado de Rubben Botta do Tigre, já negociado com a Inter de Milão. Um meia argentino que está voltando da Europa e poderia ser um reforço interessante para as equipes brasileiras é Pablo Aimar que não renovou seu contrato com o Benfica. Outro que está prestes a voltar para o futebol Sul-Americano é o habilidoso Maximiliano Moralez, atualmente no Atalanta (ITA).
Outros meias que poderiam reforçar as equipes brasileiras: Luis Fariña (Racing), Cristian Chávez (Lanús), Román Martínez (Estudiantes), Damián Lizio (Unión), Juan Eluchans (Atlético Rafaela), David Ramírez (Godoy Cruz), Omar Ferreyra (Independiente), Damián Manso (Deportivo Cuenca-EQU), Patricio Toranzo (Shanghái Shenhua-CHI), Neri Cardozo e Cesar Delgado (Monterrey-MEX).

Vangioni (River), Sanchéz Miño (Boca Jrs), Buffarini (San Lorenzo), Centurión (Racing). Imagem editada por Michel Corbacho


Atacantes: Para o setor de ataque, o futebol argentino também está revelando alguns jogadores, porém poucos atuando no futebol do país. Outros nomes com alguma certa rodagem no futebol se destaca pelos gramados argentinos. Luciano Vietto, Facundo Ferreyra e Ignacio Scocco são os atacantes que mais se destacam na Argentina. Vietto é pretendido pelo Borussia Dortmund (ALE) e não seria uma negociação fácil. Já o artilheiro do campeonato argentino, Ignacio Scocco, tem contrato com o Al-Ain dos Emirados Árabes, porém a sua cláusula de recisão com o clube é de 2 milhões de dólares. Silvio Romero do Lanús também seria uma interessante contratação para as equipes brasileiras. O clube que necessita de um centro-avante com boa qualidade técnica e bom poder de finalização, devem acompanhar com detalhes o jogador Lucas Viatri do Boca Juniors, esta seria uma aquisição relativamente fácil, devido o desejo de saída do atleta para uma outra equipe do futebol mundial.
Outros atacantes argentinos que seriam bons reforços: Cauteruccio (Quilmes), Ezequiel Rescaldani (Vélez Sarsfield), José Sand (Racing), David Trezeguét (River Plate), Martín Tonso (Newell's Old Boys), Gabriel Hauche (Chievo Verona-ITA), Daniel Villalva (Argentinos Juniors), Facundo Curuchet (Colón), Andrés Franzoia (Unión), Gonzalo Verón (San Lorenzo).

Vietto (Racing), Ferreyra (Vélez), Scocco (Newell's), Viatri (Boca Jrs). Imagem editada por Michel Corbacho

O Campeonato Argentino nesta temporada foi separados em dois torneios. O Inicial de 2012, onde o Vélez Sarsfield sagrou-se campeão, e o Final de 2013 que o Newell's Old Boys conquistou o título. Abaixo, estão publicados dois vídeos para facilitar a sua análise sobre os melhores jogadores do futebol argentino nesta temporada 2012 / 2013. Neles estão os gols mais bonitos que houveram nos Torneios, vale a pena conferir.

 

 
 
E para você, qual destes jogadores deveriam vestir a camisa do seu clube do coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário